A psicologia é a área da ciência que se dedica ao entendimento dos comportamentos do ser humano.
Pretende explicar as emoções, as percepções, os pensamentos que levam a esses comportamentos.
O psicólogo é o profissional que ao entender esses fenómenos, ajuda o seu cliente a ultrapassar as suas dificuldades nas diferentes áreas da vida, ajudando-o a um auto conhecimento e capacitando-o de estratégias e ferramentas para a mudança.

Neuropsicoterapia
Aplica-se tanto a pessoas que sofreram traumatismos crânio-encefálicos, AVC, tumores cerebrais, doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson, etc.), como a crianças e jovens cujo desenvolvimento está comprometido (transtorno por défice de atenção/concentração, hiperatividade, impulsividade, dificuldades escolares, etc.).
A Habilitação Neuropsicológica propõe-se criar estruturas neurológicas deficitárias, para que o individuo atinja o seu pleno desenvolvimento cognitivo.
Aplica-se sobretudo a crianças e jovens, em que as funções cognitivas estão ainda por adquirir , provocando dificuldades escolares e comportamentais (défice de atenção, hiperatividade, dificuldades de aprendizagem, dislexia, motricidade, impulsividade, etc.).
A Reabilitação Neuropsicológica pretende dotar o individuo que sofreu lesões neurológicas reestruturando as suas capacidades de forma a que mais facilmente seja reintegrado na sociedade (nos casos de AVC, tumores intracraneanos, patologias degenerativas, lesões cerebrais, etc.).

Psicoterapia
A psicoterapia tem como finalidade tratar problemas psicológicos, oriundos de aspetos emocionais e relacionais.
A psicoterapia é o meio de eleição para tratar qualquer problema referente à mente, com vista a melhorar a qualidade de vida do paciente. Baseia-se numa relação dialógica, entre o psicoterapeuta e o cliente.
O psicólogo utiliza diversos métodos e técnicas de forma a atingir o bem estar psíquico e emocional do paciente e a promover os padrões de funcionamento mental do indivíduo e dos seus sistemas psíquicos (saúde física, mental, familiar, social, sexual, intelectual, profissional e espiritual).

Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica é um acto indispensável a realizar no início de qualquer psicoterapia.
É essencial para a formulação de um plano de intervenção terapêutico adequado a cada paciente.
Após 12 sessões de psicoterapia é realizada uma reavaliação para determinar a necessidade da continuidade do processo.

Hipnose Clínica
A hipnose, é uma técnica que se baseia num estado de consciência ampliada e que pode ser ativado pelo próprio (auto-hipnose) ou por um outro (hétero-hipnose), o terapeuta.
Em terapia, sempre que se alcança este estado de consciência ampliada, usamo-lo como ferramenta terapêutica, passando a denominar-se “Hipnoterapia” ou “hipnose clínica”.
A Hipnoterapia pode ajudar em múltiplas situações, tais como ansiedade, depressão, baixa autoestima, problemas emocionais, perda de peso, cessação tabágica, fobias, entre outros.

Ludoterapia
A Ludoterapia é um conjunto de técnicas usada com crianças, em psicoterapia e que podem ir desde desenhos, jogos, modelagem ou outras formas que o psicólogo ache apropriadas para cada caso.
O objectivo da Ludoterapia é ajudar a criança, através da relação criada no brincar, a expressar de forma mais natural os seus conflitos e dificuldades.

Emergência psicológica
Sempre que a estrutura emocional do individuo é atingida e sofre desadaptações, devido a situações que ele não consegue controlar, poderemos estar perante uma Emergência psicológica. A origem pode ser devido quer a acidentes como a tragédias.
A Emergência Psicológica foca-se no prestar e receber assistência num cenário particular: o da emergência.
Trata-se de resgatar, salvar, auxilar, apoiar e ajudar a pessoa afetada a receber a atenção necessária neste tipo de situação.
Protocolos
Membro da OPP desde 2010